domingo, 16 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - TEXTO :AVESTRUZ (MÁRIO PRATA)

Público Alvo: 6º Ano
Tempo Previsto : 4 a 6 aulas 
Conteúdos e temas: traços característicos do gênero "crônica narrativa"; leitura oral de narrativas.
Competências e Habilidades: reconhecer característica do gênero "crônica narrativa"; ouvir textos narrativos.
ANTES DA LEITURA
·         Vocês conhecem a avestruz?
·         Como ela é?
·         É uma ave ou um animal?
·         É grande ou pequena?
·         Onde ela vive? (existe somente na fauna ou pode ser criada)
·         O texto se chama “Avestruz”. O que acham que vai acontecer nesse texto?
·         Será que ela é uma das personagens?

DURANTE A LEITURA
·         Leitura silenciosa pelo aluno e em seguida, leitura oral pelo professor
·         Localizar as informações explícitas e observar  se as antecipações  feitas no "antes da leitura" se confirmaram  ou não. É uma ave ou animal? É grande ou pequena? É possível criá-la  num apartamento? O ovo é proporcional ao seu tamanho?  Quantos anos vive uma avestruz? Quantos filhotes  podem gerar?
·         Por que o narrador foi considerado o culpado pela cisma do garoto em ter avestruz? Como é um apartamento? Higienópolis é em São Paulo, mas onde fica Floripa?  Por que tem que ser levado de avião?
·         Baseada na descrição da ave, pode se criar uma avestruz em um apartamento?
·         Localização das informações implícitas. O garoto tem noção do tamanho da ave? Justifique a sua resposta.
·         Uso de inferências no vocabulário desconhecido.
·         Pesquisa das palavras desconhecidas no dicionário
·         O que é menopausa? TPM? (pode fazer uma atividade interativa com o professor de Ciências)
·         Ele ganhou o presente?
·         Quem conta a história é um narrador ou uma narradora?  Justifique a sua resposta.

APÓS A LEITURA
·         Qual o tema do texto?
·         Por que o garoto queria uma avestruz no seu aniversário? Ele já conhecia essa ave?
·         Após ser informado sobre o tamanho da ave, o garoto desistiu da ideia?
·         Por que a ave precisaria ser transportado de avião?
·         Como o garoto foi convencido que não se pode criar uma avestruz num apartamento?
·         O garoto desistiu da  ideia de ter ave no apartamento? 
·         Se existe criação de avestruz, o que se aproveita dessa ave?
·         Estrutura textual (tipo de texto, foco narrativo, epaço, tempo)
·         Baseada na descrição da ave, desenhe a ave como você imagina ser.
·         Para finalizar, apresentar as imagens ( em anexo)  para conhecer melhor  a avestruz e apresentação  do video "Criação se Avestruzes" no link http://www.youtube.com/watch?v=OMu7AW7KmhI . Após o vídeo, perguntar : É possível criar uma avestruz num apartamento?



   
                       Na criação                                          Na fauna


      
                   Altura                                                     Ovos


 
                     Filhotes                                               Pés



O QUE SE APROVEITA DA AVE?



        
                            Couro                                                   Carne
  


 
                                                                           Plumas



Nenhum comentário:

Postar um comentário