Público Alvo: 6º Ano
Tempo Previsto : 4 a 6 aulas
Conteúdos e temas: traços característicos do
gênero "crônica narrativa"; leitura oral de narrativas.
Competências e Habilidades: reconhecer
característica do gênero "crônica narrativa"; ouvir textos
narrativos.
ANTES DA LEITURA
·
Vocês conhecem a avestruz?
·
Como ela é?
·
É uma ave ou um animal?
·
É grande ou pequena?
·
Onde ela vive? (existe somente na fauna
ou pode ser criada)
·
O texto se chama “Avestruz”. O que
acham que vai acontecer nesse texto?
·
Será que ela é uma das personagens?
DURANTE A LEITURA
·
Leitura silenciosa pelo aluno e em
seguida, leitura oral pelo professor
·
Localizar as informações explícitas e
observar se as antecipações feitas no "antes da leitura"
se confirmaram ou não. É uma ave ou animal? É grande ou pequena? É
possível criá-la num apartamento? O ovo é proporcional ao seu tamanho?
Quantos anos vive uma avestruz? Quantos filhotes podem gerar?
·
Por que o narrador foi considerado o
culpado pela cisma do garoto em ter avestruz? Como é um apartamento?
Higienópolis é em São Paulo, mas onde fica Floripa? Por que tem que ser
levado de avião?
·
Baseada na descrição da ave, pode se
criar uma avestruz em um apartamento?
·
Localização das informações implícitas.
O garoto tem noção do tamanho da ave? Justifique a sua resposta.
·
Uso de inferências no vocabulário
desconhecido.
·
Pesquisa das palavras desconhecidas no
dicionário
·
O que é menopausa? TPM? (pode fazer uma
atividade interativa com o professor de Ciências)
·
Ele ganhou o presente?
·
Quem conta a história é um narrador ou
uma narradora? Justifique a sua resposta.
APÓS A LEITURA
·
Qual o tema do texto?
·
Por que o garoto queria uma avestruz no
seu aniversário? Ele já conhecia essa ave?
·
Após ser informado sobre o tamanho da
ave, o garoto desistiu da ideia?
·
Por que a ave precisaria ser
transportado de avião?
·
Como o garoto foi convencido que não se
pode criar uma avestruz num apartamento?
·
O garoto desistiu da ideia de ter
ave no apartamento?
·
Se existe criação de avestruz, o que se
aproveita dessa ave?
·
Estrutura textual (tipo de texto, foco
narrativo, epaço, tempo)
·
Baseada na descrição da ave, desenhe a
ave como você imagina ser.
·
Para finalizar, apresentar as imagens (
em anexo) para conhecer melhor a avestruz e apresentação do
video "Criação se Avestruzes" no link http://www.youtube.com/watch?v=OMu7AW7KmhI .
Após o vídeo, perguntar : É possível criar uma avestruz num apartamento?
Na criação Na fauna
Filhotes Pés
O QUE SE APROVEITA DA AVE?
Couro Carne
Plumas
Nenhum comentário:
Postar um comentário