Publico
alvo:
9º ano
Objetivo
geral:
Relacionar
diferentes linguagens a partir do mesmo tema.
Competências
e Habilidades:
Identificar
e agrupar diferentes gêneros textuais;
Construir
sentido global do texto
Recursos:
Apresentação
através de aparelho de multimídia ( data show )
Número de
aulas previstas:de 6 a 8 aulas
ANTES DA
LEITURA
Apresentar
imagens de beijos e o texto a seguir e/ou a musica de Marisa Monte “Beija eu”:
O Primeiro
Beijo
Aquele primeiro beijo,
Ansiosamente esperado,
É mais que um desejo,
É algo nunca sonhado!
Os corações disparam,
A pulsação vai mais além,
Os lábios não se separam,
Não se vê mais ninguém!
Nos corpos as mãos deslizam,
Os olhos fecham a cortina,
Os batimentos sincronizam,
Ansiosamente esperado,
É mais que um desejo,
É algo nunca sonhado!
Os corações disparam,
A pulsação vai mais além,
Os lábios não se separam,
Não se vê mais ninguém!
Nos corpos as mãos deslizam,
Os olhos fecham a cortina,
Os batimentos sincronizam,
O beijo é pura adrenalina!
Do tempo é perdida a noção.
Perde-se também a razão.
Só ganha na empolgação
Que a emoção dá vazão!
Na percepção, dura pouco,
Mas acho que dura um tempão.
Fica sem voz, meio rouco.
O corpo entra em ebulição!
Com aquele beijo fugaz,
Acende de vez a paixão.
Com gosto de “quero mais”,
Parece uma doce ilusão!
Perde-se também a razão.
Só ganha na empolgação
Que a emoção dá vazão!
Na percepção, dura pouco,
Mas acho que dura um tempão.
Fica sem voz, meio rouco.
O corpo entra em ebulição!
Com aquele beijo fugaz,
Acende de vez a paixão.
Com gosto de “quero mais”,
Parece uma doce ilusão!
Autor desconhecido.
Você já deu
o seu primeiro beijo?
Onde
aconteceu? Quando? Com quem? Com quantos anos?
Isto foi um
acontecimento importante na sua vida?
Você conhece
o autor Antonio Barreto?
Já leu algum
texto deste autor?
Quais as
suas expectativas em relação ao conteúdo do texto?
DURANTE A
LEITURA
Fazer
a leitura do texto na íntegra.
Fazer a
leitura compartilhada.
Fazer as
seguintes inferências:
Marca da
oralidade “pra gente”, “aí” “que nem”, “o mundo rolou”, “tipo de lance ia
rolar”.
Identificar
as diferentes formas com que o menino é chamado “Cultura Inútil”, “Culta”,
“Paracelso” e “Bactéria Falante”.
Estudo do
vocabulário.
Elementos de
coesão; identificação de elementos que a seguram a continuidade e a progressão
temática: “No dia seguinte”, “aí”, “de repente”, “até que o mundo
rolou”, “as luas vieram e voltaram” e “o tempo se esqueceu do tempo”.
DEPOIS DA
LEITURA
Identificar
a interdisciplinaridade com: Biologia e Química, inserindo um texto sobre
as informações científicas do efeito do beijo.
Leitura e
análise do texto narrativo
1.O texto
que você leu faz parte da obra Balada do
primeiro amor, de Antonio Barreto. Nele, a protagonista é uma adolescente,
Larissa, que no trecho lido conta um momento importante de sua vida.
a) Que
momento é esse?
b) Quando e onde aconteceu?
c) Com quem ela viveu essa experiência?
d) Qual o foco da narrativa: primeira ou terceira pessoa? Justifique com trechos do texto.
e) Qual o efeito causado por essa escolha do foco de vista?
b) Quando e onde aconteceu?
c) Com quem ela viveu essa experiência?
d) Qual o foco da narrativa: primeira ou terceira pessoa? Justifique com trechos do texto.
e) Qual o efeito causado por essa escolha do foco de vista?
2. Releia o
texto e procure pistas que o ajudem a responder as questões abaixo.
a) O que faz o menino ser chamado de “Cultura Inútil” e “Culta”? Justifique sua resposta.
b) Quanto tempo se passou entre o recebimento do bilhete e o primeiro beijo? Justifique.
3. Como você pode constatar, no primeiro parágrafo, a narradora muda de opinião a respeito da experiência do primeiro beijo.
a) Qual é o primeiro julgamento que ela faz? Retire do texto um trecho que ilustre sua resposta.
b) E o segundo julgamento? Ilustre também com um trecho do texto.
a) O que faz o menino ser chamado de “Cultura Inútil” e “Culta”? Justifique sua resposta.
b) Quanto tempo se passou entre o recebimento do bilhete e o primeiro beijo? Justifique.
3. Como você pode constatar, no primeiro parágrafo, a narradora muda de opinião a respeito da experiência do primeiro beijo.
a) Qual é o primeiro julgamento que ela faz? Retire do texto um trecho que ilustre sua resposta.
b) E o segundo julgamento? Ilustre também com um trecho do texto.
4. Aponte
mudanças que ocorreram com a narradora-personagem em relação ao menino.
5. Que estratégia o menino usou para que a menina mudasse seu comportamento em relação a ele?
6. Releia “(...) tínhamos transposto, juntos, o abismo do primeiro beijo.” A expressão em negrito contém uma figura de linguagem.
a) Que figura é essa?
b) A que se refere essa figura?
7. O que o trecho “(...) as contas do telefone aumentaram, depois diminuíram...” quer dizer?
5. Que estratégia o menino usou para que a menina mudasse seu comportamento em relação a ele?
6. Releia “(...) tínhamos transposto, juntos, o abismo do primeiro beijo.” A expressão em negrito contém uma figura de linguagem.
a) Que figura é essa?
b) A que se refere essa figura?
7. O que o trecho “(...) as contas do telefone aumentaram, depois diminuíram...” quer dizer?
8. Que opção
melhor retrata o tratamento dado ao sentimento amor no texto?
a) O amor infinito, disposto a enfrentar qualquer barreira.
b) O amor como sentimento não correspondido, vivido e sofrido por apenas um ser.
c) O amor como descoberta feita por dois seres, que vão tirando lições das histórias vividas.
d) O amor idealizado, perfeito, fruto de uma paixão ardente que nunca se acaba.
9. No texto, não fica claro qual o desfecho da narrativa. A seu ver, como terminou essa história?
a) O amor infinito, disposto a enfrentar qualquer barreira.
b) O amor como sentimento não correspondido, vivido e sofrido por apenas um ser.
c) O amor como descoberta feita por dois seres, que vão tirando lições das histórias vividas.
d) O amor idealizado, perfeito, fruto de uma paixão ardente que nunca se acaba.
9. No texto, não fica claro qual o desfecho da narrativa. A seu ver, como terminou essa história?
PRODUÇÃO
ESCRITA
Exercitando
sua criatividade produza um texto narrativo cujo tema seja o primeiro beijo.
O texto pode
ser narrado em primeira ou terceira pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário