domingo, 16 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - TEXTO : MEU PRIMEIRO BEIJO (ANTÔNIO BARRETO)

Publico alvo:
9º ano
Objetivo geral:
Relacionar diferentes linguagens a partir do mesmo tema.
Competências e Habilidades:
Identificar e agrupar diferentes gêneros textuais;
Construir sentido global do texto 
Recursos:
Apresentação através de aparelho de multimídia ( data show )
Número de aulas previstas:de 6 a 8 aulas 
ANTES DA LEITURA
Apresentar imagens de beijos e o texto a seguir e/ou a musica de Marisa Monte “Beija eu”:
O Primeiro Beijo
Aquele primeiro beijo,
Ansiosamente esperado,
É mais que um desejo,
É algo nunca sonhado!

Os corações disparam,
A pulsação vai mais além,
Os lábios não se separam,
Não se vê mais ninguém!

Nos corpos as mãos deslizam,
Os olhos fecham a cortina,
Os batimentos sincronizam,
O beijo é pura adrenalina!
Do tempo é perdida a noção. 
Perde-se também a razão.
Só ganha na empolgação
Que a emoção dá vazão!

Na percepção, dura pouco,
Mas acho que dura um tempão.
Fica sem voz, meio rouco.
O corpo entra em ebulição!

Com aquele beijo fugaz,
Acende de vez a paixão.
Com gosto de “quero mais”,
Parece uma doce ilusão!
Autor desconhecido.
Você já deu o seu primeiro beijo?
Onde aconteceu? Quando? Com quem? Com quantos anos?
Isto foi um acontecimento importante na sua vida?
Você conhece o autor Antonio Barreto?
Já leu algum texto deste autor?
Quais as suas expectativas em relação ao conteúdo do texto? 
DURANTE A LEITURA
Fazer a  leitura do texto na íntegra.
Fazer a leitura compartilhada.
Fazer as seguintes inferências:
Marca da oralidade “pra gente”, “aí” “que nem”, “o mundo rolou”, “tipo de lance ia rolar”.
Identificar as diferentes formas com que o menino é chamado “Cultura Inútil”, “Culta”, “Paracelso” e “Bactéria Falante”. 
Estudo do vocabulário.
Elementos de coesão; identificação de elementos que a seguram a continuidade e a progressão temática:  “No dia seguinte”, “aí”, “de repente”,  “até que o mundo rolou”, “as luas vieram e voltaram”  e “o tempo se esqueceu do tempo”.
DEPOIS DA LEITURA 
Identificar a interdisciplinaridade com: Biologia e Química, inserindo um texto  sobre as informações científicas do efeito do beijo.
Leitura e análise do texto narrativo
1.O texto que você leu faz parte da obra Balada do primeiro amor, de Antonio Barreto. Nele, a protagonista é uma adolescente, Larissa, que no trecho lido conta um momento importante de sua vida. 
a) Que momento é esse?
b) Quando e onde aconteceu?
c) Com quem ela viveu essa experiência?
d) Qual o foco da narrativa: primeira ou terceira pessoa? Justifique com trechos do texto.
e) Qual o efeito causado por essa escolha do foco de vista?
2. Releia o texto e procure pistas que o ajudem a responder as questões abaixo. 
a) O que faz o menino ser chamado de “Cultura Inútil” e “Culta”? Justifique sua resposta. 
b) Quanto tempo se passou entre o recebimento do bilhete e o primeiro beijo? Justifique. 

3. Como você pode constatar, no primeiro parágrafo, a narradora muda de opinião a respeito da experiência do primeiro beijo. 
a) Qual é o primeiro julgamento que ela faz? Retire do texto um trecho que ilustre sua resposta. 
b) E o segundo julgamento? Ilustre também com um trecho do texto.

4. Aponte mudanças que ocorreram com a narradora-personagem em relação ao menino. 

5. Que estratégia o menino usou para que a menina mudasse seu comportamento em relação a ele?

6. Releia “(...) tínhamos transposto, juntos, o abismo do primeiro beijo.”  A expressão em negrito contém uma figura de linguagem. 
a) Que figura é essa?
b) A que se refere essa figura?

7. O que o trecho “(...) as contas do telefone aumentaram, depois diminuíram...” quer dizer?

8. Que opção melhor retrata o tratamento dado ao sentimento amor no texto?
a) O amor infinito, disposto a enfrentar qualquer barreira. 
b) O amor como sentimento não correspondido, vivido e sofrido por apenas um ser. 
c) O amor como descoberta feita por dois seres, que vão tirando lições das histórias vividas. 
d) O amor idealizado, perfeito, fruto de uma paixão ardente que nunca se acaba. 

9. No texto, não fica claro qual o desfecho da narrativa. A seu ver, como terminou essa história?
PRODUÇÃO ESCRITA
Exercitando sua criatividade produza um texto narrativo cujo tema seja o primeiro beijo.
O texto pode ser narrado em primeira ou terceira pessoa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário