SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM –
TEXTO: AVESTRUZ (Mário Prata)
Público Alvo: 6º Ano
Tempo Previsto : 6 aulas
Conteúdos e temas: traços característicos do gênero "crônica
narrativa"; leitura oral de narrativas.
Competências e
Habilidades: reconhecer
característica do gênero "crônica narrativa"; ouvir, ler e
interpretar textos narrativos.
ANTES DA LEITURA
Ativar o conhecimento de
mundo dos alunos, levantando hipóteses fazendo perguntas como:
Vocês conhecem avestruz?
Como ela é?
É uma ave ou um animal?
É grande ou pequena?
Quem sabe como são seus hábitos? O que acham que vai acontecer nesse texto?
DURANTE A LEITURA
Leitura oral pelo professor
Localizar as informações explícitas e observar se
as antecipações feitas no "antes da leitura" se
confirmaram ou não.
É uma ave ou
animal? É grande ou pequena? Vocês conhecem um apartamento?
Vocês já ouviram falar no bairro de Higienópolis que
fica em São Paulo ,
mas onde fica Floripa?
Qual é a diferença entre criação e plantação?
Baseada na
descrição da ave é possível criá-la num apartamento?
Dá para
transportar um avestruz no avião?
Uso de
inferências no vocabulário desconhecido como: O que significa atrofiada? O que é menopausa? TPM?
Gigolô?
Pesquisa das palavras desconhecidas no dicionário.
O que ele quis dizer que uma avestruz com TPM é
perigosíssima?
Qual é o tipo de alimentação de um avestruz?
APÓS A LEITURA
Por que o garoto queria uma avestruz no seu
aniversário? Ele já conhecia essa ave?
Por que o menino só muda de ideia quando passa a
conhecer os hábitos alimentares do bicho?
Você já ouviu a expressão “estômago de avestruz”? Por
que essa comparação é feita?
Que comparações ele utiliza para descrever a ave?
Qual o tema do texto? A que gênero ele pertence?
Trabalhando os elementos da narrativa ( narrador,
tempo, espaço, enredo, personagens).
Baseada na descrição da ave desenhe-a como você imagina
que ela seja.
Produção escrita: escreva um final para o texto
Para finalizar, levar os alunos para o laboratório de
informática para pesquisarem sobre essa ave, o que se aproveita dela, como ela
é (imagens) e confirmar seu tamanho, tempo de vida, procriação, comparar os
desenhos feitos.
Pesquisar sobre o autor, suas obras
.Tem postado duas SA do Texto Avestruz, porque eu e a Marina participamos da SA no encontro presencial
Nenhum comentário:
Postar um comentário